Se você já comprou um imóvel, com certeza já se deparou com o aumento das parcelas referente ao seguro habitacional. O seguro habitacional serve para resguardar os imprevistos que podem acontecer.
O que é um seguro habitacional?
É um seguro de financiamento imobiliário que é voltado para a proteção do imóvel e do comprador em caso de algum imprevisto, como morte, invalidez permanente ou danos físicos causados ao imóvel.
Apesar de poucas pessoas saberem, no Brasil esse seguro é obrigatório, ou seja, qualquer banco que você fizer um financiamento imobiliário, é obrigado a embutir no valor das prestações essa taxa extra do seguro.
Logo, se o seu imóvel teve algum dano, ao invés de arcar com todo o prejuízo, é possível contatar a seguradora para que os estragos sejam pagos por ela.
Por que o seguro habitacional é importante?
Qualquer pessoa está sujeita a algum tipo de imprevisto, seja por alguma situação que cause estragos no imóvel. Então, sempre que acontecer isso, você vai ter mais tranquilidade com um seguro habitacional.
Qual a cobertura de um seguro habitacional?
As mudanças climáticas nos últimos tempos, tem ocasionado chuvas intensas e prolongadas. Um exemplo, são as enchentes que tem afetado o sul do país. Muitas foram as pessoas que perderam seus pertences e suas casas. Porém, quem tem um financiamento imobiliário pode estar protegido.
Vejamos em quais situações há cobertura de um seguro habitacional:
– Incêndios;
– Alagamentos;
– Desmoronamentos;
– Eventos naturais;
– Explosões;
– Vendavais;
– Chuvas de granizo;
– Quedas de raios;
– Inundações.
De modo geral, as situações geradas por fatores externos são abrangidas pela cobertura. O seguro habitacional também cobre morte ou invalidez permanente, desde que não sejam causados algum problema pré-existente.
O seguro não cobre os casos de má conservação, falta de manutenção e problemas e desgastes causados pelo tempo.
Como funciona a indenização por danos físicos causados no imóvel?
O seguro cobre os sinistros que o imóvel possa vir a sofrer, porém, somente enquanto durar o contrato de financiamento. Se no seu imóvel houve estragos devido a inundação, vendaval, destelhamento, incêndios ou outras situações já mencionadas, então a seguradora deverá arcar com o prejuízo.
A indenização deverá ser igual ao valor necessário para fazer os reparos ou reformas, isto é, a indenização deverá cobrir os prejuízos a fim de que o segurado tenha as mesmas condições de moradia antes do sinistro.
Como é calculado o seguro de um financiamento imobiliário?
O cálculo é feito considerando as características de cada cliente, como valor do imóvel a financiar e o tipo de seguro, mas mesmo assim, o percentual nunca ultrapassa 3% do total da parcela.
Existe carência para quem contratou um seguro habitacional?
Na maioria das situações, o seguro habitacional não exige carência para o pagamento das indenizações. Logo, se você tem um financiamento imobiliário, e enfrentou alguma das situações mencionadas acima, não deixe de procurar a sua seguradora para que ela lhe informe se você tem direito de receber indenização.