As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul deixaram centenas de carros submersos ou arrastados pelas correntezas. Em áreas onde a água já baixou, a cena é desoladora: carros virados, pendurados em cercas ou escorados em paredes. Nesses casos, o seguro auto é fundamental para te salvar.
Mas atenção: Seguro auto não é igual a seguro habitacional. No habitacional a contratação é obrigatória no financiamento do imóvel. Já para o carro, a escolha é sua.
Quais os tipos de coberturas que o seguro cobre?
Se você contratou um seguro para o seu carro e enfrentou uma das situações listadas abaixo, você pode ter direito a uma indenização. Veja quais são:
– Inundações: como enchentes decorrentes de transbordamentos de rios navegáveis.
– Alagamentos: cobre enchentes motivadas por chuvas intensas, e também transbordamentos de rios.
A seguradora pode não cobrir os danos causados por enchentes?
Essa possibilidade existe, mas depende do ocorrido. Se você esteve em alguma das situações mencionadas a seguir, pode perder a cobertura do seguro. Veja quais são:
– Local seguro: se você estiver em um local seguro, mas mesmo assim, decidir atravessar um alagamento ou enchente, a seguradora não irá pagar sua indenização. Isso porque, a escolha de se colocar em uma situação de risco, foi sua.
– Água salgada: danos causados por água salgada não estão nos itens de cobertura de uma seguradora, isso porque eles entendem que um carro não deve circular na areia da praia.
Como acionar o seguro do carro?
As vítimas devem contatar a seguradora o mais rápido possível para relatar o sinistro e verificar se têm direito à indenização. Veja como acionar a sua seguradora:
1- Ligue para a seguradora ou entre em contato por meio de um aplicativo de mensagens.
2- Informe todos os dados do veículo e descreva detalhadamente o ocorrido.
3 – Se necessário, solicite o reboque pelo telefone ou pelo aplicativo da Assistência 24 horas da seguradora, caso tenha contratado esse serviço.
4 – Esteja presente no local durante a remoção do veículo. O funcionário da seguradora fará um checklist anotando as características e avarias do carro, que deve ser assinado por você. Também será necessário informar o destino do veículo.
5 – Documentos adicionais podem ser enviados à seguradora posteriormente.
6 – Antes que a seguradora realize o conserto, o segurado deve pagar a franquia, que é a taxa pelo uso do serviço. Em casos de perda total do veículo, esse valor geralmente não é cobrado.
A seguradora negou o meu pedido de indenização: e agora o que devo fazer?
Se você tiver problemas com a seguradora do seu automóvel, pode acionar a Justiça. O prazo para ingressar com uma ação judicial é de 1 ano, contado a partir da data em que o segurado recebeu a negativa da seguradora.
Para ajuizar uma ação, busque orientação jurídica. Reúna todos os documentos que comprovem o dano e apresente-os ao seu advogado.